A Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) é um método minimamente invasivo utilizado para obtenção de material celular de nódulos ou massas palpáveis ou guiadas por imagem. Consiste na aspiração de células com uma agulha fina, geralmente de calibre 22 a 27, acoplada a seringa. O material coletado é espalhado em lâminas, fixado e corado para análise citológica. A PAAF é amplamente empregada no diagnóstico de lesões em mama, tireoide, linfonodos e tecidos moles, sendo um procedimento seguro, rápido e com alto valor diagnóstico para diferenciar lesões benignas e malignas.
Finalidade / Para que serve?
Objetivo clínico:
obter material celular de nódulos, massas ou lesões para avaliação citológica, auxiliando no diagnóstico de neoplasias, inflamações e infecções.
Instruções e Preparo
Preparo:
Não requer preparo específico
Coleta:
A amostra é coletada através de uma agulha fina, acoplada uma seringa e geralmente guiada por imagem. Em seguida é realizado um esfregaço em lâmina para microscopia.
Transporte e
Armazenamento
A(s) lâmina(a) deve(m) ser acondicionada(s) em frascos porta lâminas devidamente identificados, e pode(m) ser transportada(s) em temperatura ambiente.
Estabilidade da Amostra:
As lâminas devem ser fixadas em álcool 95% ou fixador celular. O material residual da agulha utilizada na punção pode ser lavado em frasco com pelo menos 1mL de fixador. Essa amostra deve ser idealmente encaminhada para análise em até três dias após a coleta.