O painel ISTs básico é um conjunto de exames laboratoriais voltados para a detecção das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns e de maior impacto na saúde pública. Geralmente inclui testes para os seguintes agentes:
Chlamydia trachomatis
Neisseria gonorrhoeae
Mycoplasma genitalium
Trichomonas vaginalis
Finalidade / Para que serve?
Objetivo clínico:
Identificar precocemente o painel de ISTs básicas, permitindo diagnóstico precoce, tratamento adequado e prevenção de complicações.
Instruções e Preparo
Preparo:
Seguir orientações específicas: jejum quando necessário, evitar antissépticos ou antibióticos antes da coleta, higienizar local de coleta adequadamente.
Coleta:
Sangue: coletar em tubo apropriado; Swabs: coletar secreção do local indicado, colocar em meio de transporte adequado. Identificar paciente, data e tipo de amostra.
Transporte e
Armazenamento
A maioria dos meios de transporte para PCR permite o envio da amostra em temperatura ambiente, simplificando a logística entre o ponto de coleta e o laboratório.
Estabilidade da Amostra:
A amostra geralmente permanece estável por várias semanas. Um estudo, por exemplo, demonstrou que amostras em meio líquido para detecção de HPV e ISTs por PCR permaneceram estáveis por 60 dias à temperatura ambiente.