A citologia oncótica de líquidos e raspados é utilizada para a análise morfológica de células exfoliadas ou obtidas por raspagem de superfícies corporais e fluidos biológicos. Essa técnica visa identificar alterações celulares sugestivas de processos inflamatórios, infecciosos ou neoplásicos.
análise citológica de amostras de líquidos corporais (como pleural, peritoneal, urinário, etc.) e raspados de mucosas ou superfícies, para detecção de células neoplásicas, inflamatórias ou infecciosas.
O paciente não precisa de preparo específico
A amostra pode ser obtida por aspiração, punção, drenagem ou raspado de superfícies e mucosas, conforme o material de origem . Após a coleta, o material deve ser fixado em álcool a 50% ou 70%, nas proporções de 1:1 ou 1:2, respectivamente. A fixação deve ocorrer imediatamente após a coleta
A amostra deve ser transportada em um recipiente térmico com gelo reciclável para manter a temperatura entre 2 °C e 8 °C. Utilizar um recipiente triplo com identificação adequada para evitar vazamentos e garantir a segurança.
As amostras devem ser enviadas para análise em até três dias após a coleta. Na ausência de fixador apropriado, recomenda-se armazená-las sob refrigeração e encaminhá-las o quanto antes ao laboratório, também refrigeradas, para o devido tratamento pré-analítico. A viabilidade da amostra sem fixação é de, no máximo, 4 horas
Converse agora com nossos especialistas!
(11) 5555-1105