A Citologia em meio líquido é uma técnica avançada que consiste na coleta de células em um líquido preservante, promovendo melhor conservação, limpeza e distribuição do material na lâmina. Esse método aumenta a qualidade da amostra, melhora a acurácia diagnóstica e permite exames adicionais, como testes de HPV, a partir da mesma coleta. É amplamente utilizada no rastreamento do câncer do colo do útero.
Como é realizado:
O material líquido é processado por um sistema automatizado que remove sangue e muco, concentrando as células.
As células concentradas são transferidas para uma lâmina de vidro, onde são coradas pela técnica de Papanicolau, permitindo a identificação de alterações celulares pré-cancerígenas ou cancerígenas, além de diversos quadros infecciosos.
Tecnologias ou métodos utilizados:
Cytofast – Sistema Hospitex com Nefelometria Inteligente (NST). Lâminas 100% representativas, preservação por até 8 semanas, genotipagem de HPV e painel de IST integrados. Diagnósticos mais precisos, mais rápidos, mais completos
Breve contexto clínico ou importância.
A citologia é fundamental para a saúde da mulher, pois permite identificar precocemente alterações nas células do colo do útero, prevenindo o câncer cervical. Além disso, auxilia na detecção de infecções e no acompanhamento de tratamentos, garantindo mais segurança e cuidado contínuo. Além disso, a citologia em meio liquido permite o processamento para outras análises, detecção HPV e outras ISTs, aproveitando a mesma coleta inicial.
Detecção de lesões pré-cancerígenas e câncer.
Possibilidade de testes adicionais: A amostra líquida pode ser usada para outras análises, detecção HPV e outras ISTs, aproveitando a mesma coleta inicial.
Infecções vaginais e cervicais (fungos, bactérias, protozoários).
Alterações hormonais
Para realizar a citologia, evite relações sexuais, duchas, cremes ou pomadas vaginais nas 48h anteriores, bem como exames ginecológicos nas últimas 24h. O exame não deve ser feito durante a menstruação e, em caso de infecção em tratamento, deve ser agendado após a recuperação.
Deve-se quebrar a ponta da escova de coleta dentro do frasco com meio líquido. É necessário garantir que o frasco esteja corretamente fechado, evitando vazamentos.
Temperatura: manter em temperatura ambiente (15–30 °C), sem necessidade de refrigeração imediata.
Transporte: deve ser realizado em condições que evitem luz solar direta, calor excessivo ou congelamento.
Recomendável a entrega em até 72 horas após a coleta em temperatura ambiente.
Converse agora com nossos especialistas!
(11) 5555-1105