A citologia convencional, ou exame de Papanicolau, é um método clássico de triagem citopatológica utilizado principalmente para a detecção precoce de lesões pré-malignas e malignas do colo do útero. Consiste na coleta de células epiteliais do ectocérvice e endocérvice, utilizando espátula de Ayre e escova endocervical. As amostras são transferidas diretamente para lâminas de vidro, fixadas e coradas pela técnica de Papanicolau.
Detectar precocemente alterações celulares no colo do útero e vagina, permitindo o diagnóstico e tratamento de lesões pré-cancerosas, câncer do colo uterino e infecções (como HPV, fungos, bactérias e protozoários).
Para garantir um resultado preciso, é importante evitar relações sexuais no dia anterior ao exame, além de não utilizar duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nas 48 horas que o antecedem.
Realize o esfregaço da amostra ectocervical e endocervical na lâmina, mergulhe-a imediatamente em álcool 95% ou spray fixador por pelo menos uma hora, deixe secar em temperatura ambiente e, após seca, acondicione em frasco seco e identificado para envio ao laboratório.
A amostra deve ser acondicionada em frascos porta lâminas e pode ser transportada em temperatura ambiente
Amostra precisa ser fixada logo após o esfregaço na lâmina, usando um fixador em spray ou álcool. A demora do procedimento de fixação pode gerar artefatos de dessecamento, resultando em amostra insatisfatória para análise.
Converse agora com nossos especialistas!
(11) 5555-1105